A nova escola do século XXI




Um novo horizonte a ser desbravado...

DIVERSIDADE
                             TECNOLOGIA 
                                                         INTERDISCIPLINARIDADE
                                                                                                            DIÁLOGO
                                                                                                                                TROCAS!

“Os professores reaparecem, neste início do século XXI, como elementos insubstituíveis não só na promoção das aprendizagens, mas também na construção de processos de inclusão que respondam aos desafios da diversidade e no desenvolvimento de métodos apropriados de utilização das novas tecnologias” (Nóvoa, 2009, p. 5).

A nova escola do século XXI traz não só a pedagogia como foco, mas, também, a psicologia, a sociologia e a epistemologia. Um olhar amplo, aberto, ousado e inovador, no qual professores e alunos são aprendizes. Onde alunos aprendam a aprender e também a ensinar, constituindo-se em um espaço-comunidade em plena expansão, mobilidade, participação, comunicação, contextualização e adaptação.

Esse horizonte nos convida a evoluir. Vamos juntos?


Abaixo, encaminho link do livro 'Viagem à Escola do Século XXI', do psicólogo e pesquisador espanhol Alfredo Hernando Calvo. Nesse livro, o autor reúne, com apoio da Fundação Telefônica/VIVO, as experiências mais inovadoras em educação do mundo, após percorrer 21 países dos 5 continentes do globo.


http://fundacaotelefonica.org.br/wp-content/uploads/pdfs/04-11-16-viagem-a-escola-do-seculo-xxi2.pdf



Comentários