O currículo e a Escola


De acordo com o vídeo abaixo, registre ( com no máximo 50 palavras) sua conclusão nos comentários sobre a escola estar pronta para favorecer uma ação curricular que favoreça o desenvolvimento de um cidadão pleno no exercício de suas competências. Sim, não, por quê?


https://youtu.be/EigUj_d5n80

Comentários

  1. Não, porque vai muito além , o professor precisa reaprender sempre para estar apto a ensinar em pro de um ser desenvolvido e pleno.
    O lema é aprender e aprender sempre!
    Digo que para a escola ainda é um desafio muito grande, pois estamos muito passivos sem ação para esse desenvolvimento humano , não se limita apenas em passar conteúdos e ser preparar para a vida como seres éticos com afeto e respeito mútuo.
    Devem mudar conceito s com a lição de reaprender para educar como um ser pensante, curioso e criativo trazendo para a realidade ,para a vida.
    Ser uma escola que forma para o futuro.
    O professor dever ser estímulo para o aluno, construir democracia e ética para viver um ser pleno com competência e evoluir sempre.
    Ter de acordo com a realidade ter uma conexão com a comunidade , lidar com as dificuldade s , ser flexíveis desenvolvendo até questões sensíveis preparando não somente para o mercado e sim para plena existência humana.

    Grata!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elaine Rodrigues
      Não, a escola está se transformando aos poucos para que futuramente possa desenvolver um cidadão pleno em suas competências.
      A escola precisa preparar o aluno para o mercado de trabalho e para a vida , mas é necessário ter um pensamento globalizado e não fragmentado. A escola precisa construir um ambiente democrático entre professores, alunos e funcionários através do respeito e da ética e estar em conexão com a comunidade onde está inserida. O aluno precisa aprender a aprender e o professor é aquele que precisa estimular a aprendizagem e trabalhar com a interdisciplinaridade e discutir os temas que nos influencia no dia a dia. Enfim a escola, os professores precisam lidar com as diferenças sociais existentes envolvendo-se com a educação de modo geral.

      Excluir
  2. A escola não está pronta para favorecer o desenvolvimento pleno em competências, pois a escola é fragmentada e passiva, tem ausência de atitude. Visa preparar pessoas para o mercado de trabalho, mas não as prepara para o afeto.
    Desenvolver competências é algo muito mais amplo e o educando precisa aprender a aprender, não somente conteúdos, mas aprender a lidar com qualquer situação do dia a dia.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Os alunos possuem uma bagagem de conhecimentos que foram adquiridos ao longo de suas vidas, principalmente por conta da tecnologia que está cada vez mais presente e a escola não aproveita esses métodos de tecnologia avançada para motivá-los a buscarem conhecimentos adequados no mundo virtual para uma melhoria no seu futuro. Seu foco é ser uma escola com uma boa estrutura, passiva, com conteúdos didáticos.
      Desenvolver um cidadão pleno vai muito além de prepará-lo para o mercado de trabalho, mas sim para enfrentar os desafios que vai enfrentar no decorrer da sua vida, adquirir experiências e novos conhecimentos, afeto pelas pessoas.

      Excluir
  4. Rosana Aparecida da silva

    A escola não está pronta, porque vai muito além, o professor precisa reaprender sempre para ensinar.A escola é ainda um desafio muito grande, não está pronta para favorecer o desenvolvimento pleno em competências, a escola e fragmentada é conteudista, ela visa a preparar o aluno para o mercado de trabalho, uma escola que produz com muita rapidez,como linha de montagem,a escola não deve preparar somente para o mercado,e sim aprender a lidar com situações do dia a dia,com afeto para com as pessoas.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Ainda é possível identificar características de uma linha de produção segmentada nas escolas, modelo que acaba desenvolvendo os alunos a agirem de tal maneira na vida, e isso não condiz com o que presenciamos fora da escola. Portanto, não é possível um desenvolvimento de um cidadão pleno se sua evolução seguir esse modelo, já que o aluno precisa ser considerado com um todo, e não em partes, a escola precisa desenvolver nele uma visão crítica auxiliando-o a lidar com a realidade de modo que saiba contextualizar e aprender através de uma prática realista o que esta sendo ensinado, e para isso a passividade presente no ambiente escolar precisa ser ultrapassada, e o aprender a aprender deve ser uma prática presente no cotidiano, pois a vida vai além de muros escolares.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. A escola não está preparada para favorecer o desenvolvimento de um cidadão pleno em suas competências, pois ainda está muito preocupada em preparar o aluno para o mercado de trabalho e não em prepara-lo para a vida. O espaço escolar não deve preocupar apenas com o desenvolvimento intelectual, mas principalmente com a sua formação enquanto ser humano ético e participativo capaz de lidar com diferentes situações no seu cotidiano. O aluno deve aprender a aprender e para que isso ocorra a escola deve partir do princípio que o aluno é o sujeito e a aprendizagem é o cento do trabalho escolar.

    ResponderExcluir
  9. Não, bem que os professores com boa vontade tentam fazer de diferentes formas que seus alunos aprendam e desenvolvam suas habilidades e competências de forma mais prazerosa possível. Mas aí da temos um sistema retrógrado, que ainda está voltado em somente passar e passar conteúdo aos alunos sem tanta preocupação com o aprendizado de fato. Com isso fica difícil o aluno adquirir conhecimento para levar para toda a vida, e sim somente para passar nas provas. Então tanto a escola quanto os professores ainda devem melhorar muito na forma de ensino para consegui formar um cidadão pleno em suas competências.

    ResponderExcluir
  10. A escola está longe de proporcionar uma ação curricular que realmente seja efetiva. Os projetos até são bons mas ao ser trabalhado na escola fica muito distante dessa inovação e modernidade apresentada nos "papéis".
    O grande problema é que eles divulgam uma escola onde o aluno é importante, onde a educação tem que ser trabalhado conforme as necessidades do aluno, uma educação libertadora mas ao chegar na prática muitas escolas, professores, gestores são resistentes as mudanças e acabam mantendo uma educação tradicionalista. Desta forma o aluno sempre vê a escola como uma prisão, cheio de regras e punições para quem não consegue estar dentro do que é exigido, e assim cada vez mais os alunos ficam desmotivados a continuar esse longo trajeto.

    ResponderExcluir
  11. A escola precisa limitar a segmentação do idealismo de escola ,como um processo de industrialização , um processo de montagem , com rapidez ,sendo assim a escola não está pronta para desenvolver uma ação curricular no desenvolvimento de um cidadão pleno em suas competências. desenvolver competências vai muito além , não é só preparar para o mercado de trabalho , mas preparar esse aluno para aprender com decorrer da sua vida , com as experiências vividas, e sempre estar apto a buscar conhecimentos novos.

    Mayara Fernanda



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A escola não está preparada para formar o aluno um cidadão pleno devido afastar a educação do vivenciar do aluno fora do ambiente escolar.
      Deveria trabalhar a educação no dia a dia, fazendo o alino entender qual o seu papél dentro da sociedade e fazendo-o sentir parte da totalidade sendo capaz de resolver problemas.

      Excluir
  12. A escola não está preparada para formar o aluno um cidadão pleno devido afastar a educação do vivenciar do aluno fora do ambiente escolar.
    Deveria trabalhar a educação no dia a dia, fazendo o aluno entender qual o seu papél dentro da sociedade e fazendo-o sentir parte da totalidade sendo capaz de resolver problemas.

    Hagtta dos Santos Cardoso.

    ResponderExcluir
  13. Não, a escola ainda encontra-se despreparada para favorecer o desenvolvimento do cidadão pleno em suas competências pois, ela ainda preocupasse em formar o aluno para mercado de trabalho e para a sociedade onde na verdade deveria preocupar-se em prepará-lo para se tornar um ser humano crítico, ativo e reflexivo de modo a conseguir enfrentar seus problemas futuramente. O professor deve ser aquele que leva o aluno a pensar, a refletir, instigar o aluno a buscar o saber, não aquele saber formado mais sim criar o seu saber, trazer aquilo que acontece ao seu redor para a sala de aula de modo a construir novos conhecimentos, interagindo com o meio em que vive.

    ResponderExcluir
  14. Daiane Lins

    A escola ainda não está não está pronta para favorecer o desenvolvimento de um cidadão pleno em suas competências, pois ela vista como um espaço isolado, fragmentado e passivo. Portanto é vista como fábrica de alunos que prepara para o mercado de trabalho.
    O dever da escola é preparar o aluno para vida, formar um cidadão que saiba pensar por si mesmo. O professor deve estimular a aprendizagem do aluno e construir um ambiente democrático, onde ele possa compartilhar opiniões e saiba á respeitar à do próximo.

    ResponderExcluir
  15. A escola ainda está voltada para si, é um espaço fragmentado e isolado da sociedade, com um currículo padronizado que estimula a passividade e o acúmulo de conteúdos, produzindo pessoas alienadas, distantes dos processos sociais , incapazes de interferir na sociedade.
    O currículo trabalhado em sala de aula não tem conexão com a realidade do aluno, contribuindo então para a falta de interesse, o aluno não vê importância nos conteúdos. O papel da escola é fundamental para a formação de um individuo que cuida de si e dos outros, cuida do meio em que vive. O currículo e a forma como é trabalhado contribui cada vez mais para o distanciamento da sociedade em relação a escola, longe de formar um cidadão pleno em suas competências.

    ResponderExcluir
  16. Tainara Taveira de Almeida

    A escola não está preparada, por serem fragmentadas e passivas falta atitude, ação, iniciativa e inovações nos conteúdos ensinados. Os professores não podem ficar estagnados, devem estar em constante mudança e inovações de métodos de ensino. Precisamos ensiná-lós através de métodos eficazes e criativos como é a realidade fora da escola, como eles irão se tornar um cidadão pleno, crítico, ético capaz de enfrentar obstáculos e alcançar seus objetivos

    ResponderExcluir
  17. A escola não está pronta para o desenvolvimento de um cidadão pleno, pois ainda se encontra com seu tradicionalismo, a hierarquia, conteúdos desconectados da realidade do aluno, que acaba por não aprender de fato e sim acumular conhecimentos abstratos, é valorizado a memorização não o debate, a desvinculação do processo da vida gera consequências no indivíduo, tornando-o incapaz de ter o senso crítico, não conhece o processo da vida nas relações afetivas, políticas e sociais, a escola não está preparando para o mercado de trabalho e muito menos para a vida.

    ResponderExcluir
  18. A escola não está preparada para desenvolver o aluno como cidadão, pois apesar de buscar uma evolução ela ainda se encontra muito tradicional, preocupando-se mais em formar o aluno para o mercado de trabalho do que em desenvolver seu pensamento crítico. Sendo vista ainda, como um ambiente fragmentado, isolado e passivo. O currículo trabalhado em sala de aula é na maioria das vezes desconecto com a realidade do aluno, o que apenas contribui para o seu desinteresse, então deve-se trabalhar com um currículo que esteja mais próximo da sua realidade, e usar métodos que chamem a sua atenção, o professor deve ser o agente estimulador do interesse, do saber, do pensar, do agir, de forma que contribua para que o aluno saia de lá preparado para a vida na sociedade, sendo capaz de exercer a cidadania e de enfrentar obstáculos.

    ResponderExcluir
  19. Aluna: Daniela Nunes Vieira A escola não está pronta para desenvolver plenamente o cidadão, muito pelo contrário, ela segue um modelo totalmente tradicional, produzindo cidadãos que apenas recebem essas informações sem questionar, não tem pensamento critico, apenas o professor despejando o conhecimento e o aluno apenas recebe essas informações. Os conteúdos na maioria das vezes não tem qualquer significado para aquele aluno, não acrescentando em nada no processo de formação para aquele cidadão que apenas enxerga a escola como um período de prisão e não como um lugar que pode ser libertador.

    ResponderExcluir
  20. A escola em si passou a ser apenas uma estrutura com salas onde os alunos permanecem sentados, estáticos e passivos por apenas receber conteúdos e informações abstratas e o professor só transmite informações acumulativas totalmente fora da realidade e convívio social, por esse motivo a escola ainda não se encaixa para um desenvolvimento e crescimento social, e também está totalmente longe da preparação do cidadão para o mercado de trabalho, estão formando alunos despreparados. A escola é tanto uma solução mas ao mesmo tempo é um problema pois, ela se isola da realidade social, não cria um vinculo com a sociedade. O professor deve estimular a aprendizagem desses alunos tornando-se criativo e ético, para o desenvolvimento do saber,pensar e agir.

    ResponderExcluir
  21. Lídia Nascimento Batista

    A escola não está preparada, pois ela ainda se fundamenta na industrialização formando sujeitos apenas para o mercado de trabalho segmentando o saber e no regime militar que tem como objetivo em formar pessoas passivas com ausência de questionamentos crítico fazendo com que a escola se torne um lugar isolado fragmentado e conteudista tornando dificultoso o desenvolvimento do saber, dos processos sociais e que o aluno consiga resolva seus problemas globais á escola não associa o conhecimento com o abstrato não prepara o aluno para a vida não se fala em afeto dentro não percebe esse aluno como um todo.
    Á escola deveria ser democrática respeitosa e se abra para sociedade e discuta o conflito do mesmo, que os professores sejam educadores curiosos, criativos, estimuladores do saber para que assim a escola esteja pronta para favorecer uma ação curricular que favoreça o de desenvolvimento pleno de um cidadão.


    ResponderExcluir
  22. Não.A realidade das escolas nos dias atuais nos mostra o quanto é necessário fazermos uma reflexão crítica sobre como a escola ensina.
    A escola ainda esta fragmentada e passiva no isolamento da socidade, sendo conteudista, e constituída por relações hierárquicas, na qual somente os alunos precisam respeitar os professores, não existindo o respeito do professor com o aluno. Essa realidade, dentro da escola faz com que a mesma tenha o dever de formar pessoas para enfrentar seus problemas do dia a dia, e muitos professores não estão preparados para para esse ensinamento aos seus alunos, não os preparando para a sociedade, para os desafios que podem surgir em suas vidas e nem para o mercado de trabalho, focando somente dentro do currículo escolar, Pois nesse modelo atual, somos seres passivos, que só recebemos informações, mas que não temos atitudes, por isso, é preciso reaprender a ver, a ouvir e a pensar.

    ResponderExcluir
  23. Não, a escola está padronizada a seguir uma linha de produção onde o aluno é visto como um
    produto, tendo que sair pronto para o mercado de trabalho, assim acabando com
    conhecimento fragmentado.
    O aluno deve ser acolhido como alguém que já tenha os próprios pensamentos, seus conceitos
    de vida. A escola deve oferecer não só um conhecimento intelectual, deve amplia-la com uma
    formação de um cidadão ético.

    ResponderExcluir
  24. Resposta da Ana Carolina : A escola não está preparada, antes ela era para os “merecedores", com a necessidade do mercado ela se tornou uma fábrica de alunos, eles são separados em série, e com tempo limitado por sinal, assim como nas fábricas, ou como presídio, com a desculpa de tirar as crianças das ruas, ou seja qual o fundamento disso? Se o intuito é tornar as crianças cidadãs pra isso é importante que elas tenham liberdade, e não seja formados como meros produtos, precisa do convívio em sociedade para dar certo.

    ResponderExcluir
  25. Edilaine Andrade Duarte Cardoso24 de maio de 2020 às 17:53

    Não. A escola ensina e sempre ensinou como se os alunos fossem produtos, as salas pequenas, os alunos sentados enfileirados, o sinal a cada 50 minutos marcando a mudança de uma matéria para outra. Os alunos são preparados para o mercado de trabalho, e para que haja ausência de questionamentos e críticas. O aluno deve ser formado, ensinado para um todo.

    ResponderExcluir
  26. A escola infelizmente não estar preparada para desenvolver competências nos alunos em prol do seu aprendizado, ética, conteúdos valores etc,ela se preocupa apenas em formar cidadãos apto para o mercado de trabalho, é preciso trabalhar as habilidades e competências desde cedo que vão além dos conteúdos das áreas tradicionais de desenvolvimento. O mundo mudou e as escolas precisam acompanhar essas mudanças, quebrar alguns paradigmas e adequar as necessidades dos alunos,com elaboração de projetos,e currículos et.o professor deve estar em pleno desenvolvimento para aprender antes mesmo de ensinar.

    ResponderExcluir
  27. A escola não esta preparada para esse desenvolvimento, isso ainda é um desafio muito grande, não basta a escola só passar conteúdo e formar esse cidadão para o mercado de trabalho. Mas para esse desenvolvimento o professor terá que aprender e reaprender para ser apto ao ensinar esse cidadão com objetivos e um desenvolvimento favorável, um desenvolvimento pleno para sua vida toda.

    Rita Soares Costa

    ResponderExcluir
  28. É de responsabilidade da escola ensinar regras de gramática e equações de 2º grau, porém a responsabilidade da escola ultrapassa a educação formal, pois também é dever da escola o desenvolvimento pleno da criança.
    A escola ainda não está preparada para isso porque ainda nos dias de hoje a escola é vista como um local responsável em favorecer a aprendizagem .
    Um local onde ainda nos dias de hoje o professor é o detentor do saber e onde não se valoriza as experiências
    dos alunos.
    Muitas vezes a escola é encarada como um local que precisa existir para que as crianças não fiquem na rua enquanto seus pais precisam trabalhar.
    Para que essa visão mude faz-se necessária a colaboração da sociedade como um todo, a valorização dos profissionais de educação e
    o respeito entre todos: pais, alunos e professores.

    Michelle Cristina Gunella

    ResponderExcluir
  29. Apesar da elaboração do currículo escolar ser bem planejada, ainda falta a interação dos alunos com as atividades disciplinares, sendo capazes de formar uma opinião própria sobre o assunto, colocando em prática fora da escola aquilo que aprendeu dentro da escola, compartilhando o aprendizado com as outras pessoas, cumprindo com o papel de um bom cidadão, apto para ter controle do seu lado socioemocional e tambem do sociocognitivo.

    ResponderExcluir
  30. Grazielle Oliveira.
    Qual seria a escola ideal para os nossos dias? A função da escola era preparar os alunos para o mercado, isso também é importante mas, o mais importante ainda é preparar os professores para serem um estìmulo e haver uma construção de ambiente democrático, onde os alunos são bons cidadões perante a sociedade.

    ResponderExcluir
  31. Suellem Caetano Teles7 de junho de 2020 às 08:13

    Não está preparada, pois há muitos obstáculos a serem enfrentados isso começa desde o primeiro contato do aluno com a escola, os pais também tem um papel muito importante nessa questão onde os alunos têm incentivos eles acabam se interessando ainda mais.
    A forma em que cada professor mantém sua didática é muito importante como mostra no vídeo os alunos tendo aula embaixo de um pé de manga. O aluno fica maravilhado com isso se sente solto agora ficar 5 horas trancado dentro de uma sala de aula fica cansativo e chega um momento em que o aluno perde o interesse na aula.
    O ensino em Singapura os alunos têm várias matérias relacionadas ao didático e também a vida social isso é importante é não ficam sempre em uma sala de aula.
    Para termos uma escola de qualidade tudo depende de uma boa didática do professor e um bom planejamento das aulas.

    Suellem Caetano Teles

    ResponderExcluir
  32. Não! No cenário atual notamos uma falta de preparo do aluno para a plenitude da vida adulta, apesar de focarem em disciplinas básicas, esquecem que competências extracurriculares também são importantes para a plenitude do cidadão em seu futuro, tais como, a utilização da tecnologia, aula de educação financeira etc.

    ResponderExcluir
  33. Não, a escola no momento não está preparada para transmitir o que é feito nos planejamentos curriculares, uma vez que no cenário atual a desigualdade é relativa nesse contexto, o breve conceito de que algumas escolas em bairros periféricos tende a ter uma qualidade de ensino bem inferior ao de uma escola particular, por exemplo, e não por falta de profissionais capacitados e sim pelo simples fato de que alguns alunos além de ter dificuldades no aprendizado, falta também o interesse do mesmo em sala de aula, ou até mesmo desencorajados em casa, já que os pais nem sequer esteja ao seu lado para lhe ajudar à fazer as tarefas de casa, ou perguntando como foi a aula lhe mostrando interesse do seu dia a dia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário